terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Erick Francis 3C

Índios Pataxó terão representante atuando junto a Prefeitura
O prefeito municipal de Prado, João Alberto Viana Amaral, “Jonga” (PC do B), se reuniu com representantes de várias comunidades indígenas na manhã desta terça-feira, 8 de fevereiro, na aldeia “Águas Belas”. O encontro representou o cumprimento de um compromisso firmado pelo gestor com o povo Pataxó, distribuído em onze comunidades localizadas no interior do município.
Durante a reunião, foi empossado como coordenador indígena e representante das aldeias junto a Prefeitura, o índio João Braz – “Harimõn”. Para o prefeito, a escolha de João Braz não poderia ter sido melhor, “porque ele sempre lutou pelos índios, sempre esteve na prefeitura buscando benefícios para o seu povo”, argumenta o gestor.
João Braz foi escolhido pelos caciques das onze aldeias durante uma reunião ocorrida na sede da Funai e agora é o intermediador oficial entre o seu povo e a Prefeitura. Durante a reunião, problemas como o estado das estradas, falta de energia elétrica, educação e saúde, foram trazidos a baila pelo índio Harimõn. Ele também fez questão de elogiar a iniciativa do prefeito Jonga, “primeiro prefeito a criar isso”, enfatiza o índio, “agora existe um contato maior entre a Prefeitura Municipal e as aldeias indígenas”, conclui.
O índio que sempre buscou uma maior sincronia entre órgãos públicos, aldeias e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, disse estar muito feliz e agradecido a Tupã, o Deus Indígena. O encontro também marcou a entrega de certificados á vários integrantes da comunidade de Águas Belas, que participaram recentemente da oficina de artesanato a base de fibra de coqueiro, promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social Indígena – CRAS-Indígena.
De acordo com Mônica Silva de Melo, coordenadora do CRAS-Indígena, as oficinas objetivam aumentar a renda das famílias dos índios. Na ocasião foi possível ver crianças, jovens e até idosos recebendo os certificados de participação na primeira, de várias oficinas que ocorrerão em outras aldeias Pataxó. O material confeccionado durante a oficina deve ser comercializado, gerando renda aos índios. A próxima oficina será realizada em Cumuruxatiba, utilizando como matéria prima, as conchas da praia.
Falando a imprensa, o prefeito Jonga afirmou que a cultura indígena integra e enriquece a cultura do município e por isso também precisa ser mantida e em alguns casos até resgatada. “O município de Prado tem muito a ganhar com isso”, enfatiza o gestor. A Prefeitura Municipal de Prado já implantou espaços culturais em Corumbau e Cumuruxatiba, onde os índios podem mostrar um pouco de sua cultura, história e de seus artefatos artesanais.
“Não podemos deixar á margem da sociedade os nossos índios, eles são os verdadeiros donos do Brasil, já estavam aqui, antes que tudo começasse, e não estavam tendo o reconhecimento por parte do poder público municipal, no que depender de mim, isso vai ser mudado e os índios terão todo o apoio e respeito da Prefeitura”, comprometeu-se Jonga.
Em atendimento a principal reivindicação do povo Pataxó das aldeias localizadas no território pradense, o prefeito disponibilizou a motoniveladora (patrol) do município por trinta dias para as comunidades, “isso vai atender a principal reivindicação dos índios que é o melhoramento das estradas que dão acesso ás aldeias, os índios precisam de estradas, os ônibus escolares entram nas aldeias e ás vezes enfrentam dificuldades, por isso vamos resolver logo esse problema”, afirma.
Cutucado por um profissional de imprensa, Jonga aproveitou a oportunidade para discorrer sobre a maior festa popular do país, o Carnaval. Segundo ele, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia já sinalizou que não vai investir nos carnavais do interior e “isso dificulta as coisas”, diz.
Jonga lembrou que o município não vive só de carnaval, precisa manter a máquina administrativa funcionando e funcionando bem durante todo ano, inclusive com a folha de pagamento em dia, no entanto, confirmou uma atração de nome para o evento, “vamos ter os dois, um carnaval de qualidade e a administração com responsabilidade sem deixar atrasar a folha de pagamento”, disse. Quando perguntamos quem seria a grande atração já fechada, o prefeito fez mistério, “é surpresa e no momento apropriado vamos anunciar”.
(SulBahia News Rafael Gilead)
Comentário:
Eu fico satisfeito quando o Brasil da sinais de que ainda leva em consideração o art.: 5 de sua constituição. Em terra em que os políticos são de maioria rica e de cor branca, é satisfatório quando você ouve falar de índios que se destacam na sociedade se botando em pé de igualdade com qualquer outro cidadão não importando classe, cor ou escolaridade, levando em consideração apenas o crescimento da sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário