sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Leonardo 3C

Índios protestam contra a construção da usina de Belo Monte

Caiapós se juntaram em frente ao Congresso Nacional.
Com o rosto pintado, eles avisaram que vão tentar impedir as obras.

Índios do Xingu foram à Brasília para fazer uma manifestação contra a construção da usina de Belo Monte, no Pará.

Os índios caiapós se juntaram em frente do Congresso Nacional e protestaram contra a liberação de uma licença do Ibama que autoriza o início da construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu.
Eles reclamam que não foram ouvidos pelo governo sobre os efeitos da hidrelétrica nas comunidades indígenas. Com o rosto pintado, os índios avisaram que vão tentar impedir o começo das obras.
“Estamos nos organizando, estamos nos preparando e traçando estratégias para impedir que essa obra saia a qualquer custo”, disse Sonia Guajajara, da liderança indígena.
O ministro de Minas e Energia Edson Lobão disse durante cerimônia em Brasília que o governo está empenhado na construção da usina hidrelétrica. “Se nós não pudermos construir hidrelétricas nós vamos ter que construir térmicas poluentes a custos muitos mais elevados. Belo Monte é um aproveitamento hidrelétrico que vem sendo discutido há mais de 30 anos. Nós vamos iniciar as obras”.
Os índios também estiveram no Palácio do Planalto para tentar falar coma presidente Dilma Roussef. Eles deixaram um documento pedindo o cancelamento da obra da usina de Belo Monte.
Os índios reclamam o fato de o governo não ter os consultado para a construção da usina e não terem mensurado os efeitos que desencadeariam na construção da usina.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/02/indios-protestam-contra-construcao-da-usina-de-belo-monte.html
Leonardo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário